AntifascismCivil WarFascism

Octavio Brandão: União de todos as forças liberais e democráticas! 1937 07 16 será um dever não cruzar os braços: o povo inteiro, participando da luta armada que lhe for imposta, deverá atacar e desbaratar os provocadores, dando um conteúdo democrático, antifascista luta e estabelecendo uma paz democrática.
Mas o grande povo brasileiro pode e deve impedir esse crime inominável pode e deve impedir que os provocadores desencadeiem golpes do Estado intervenções nos Estados, a guerra civil. Não basta desejar a paz, preciso lutar pela paz e, finalmente, conquista la na luta! perigo fascista ainda mais serio porque as forças liberais e democr áticas estão desunidas, encontram se dispersas em campos: na frente democrática nacional em formação, no bloco José Américo, no bloco Armando Salles Flores da Cunha e entre os membros de base da Ação Integralista.
Ora, para impedir os golpes de Estado e as novas intervenções nos Estados impedir a luta armada e a guerra civil, imprescindível concentrar num campo único todas as forças liberais e democráticas.
Eis porque nos, democratas, convidamos a maioria esmagadora dos nossos compatriotas a formar e desenvolver tendo em vista consolidar a mais ampla o mais profunda frente democrática nacional baseada em organizações solidas e num programa democrático concreto. Esta tarefa central imediata! sr. José Américo declara ser democrata. Mas não toma posição alguma perante as questões concretas da democratização do país, perante as medidas mais preliminares como a anistia otal (para Prestes e todos os presos políticos. a anulação da lei de segurança e das emendas contra a Constituição, o estabelecimento por via democrática das mais amplas liberdades democráticas, a luta contra a penetração imperialista hitleriana, a luta ontra os espiões da Gestapo e seus colaboradores como Plinio Salgado.
Em nome do povo brasileiro, nos, democratas, convidamos, pois, os partidários do sr. José Américo e eles próprios, a luta em comum por esse programa concreto dentro de uma frente democrá tica nacional. sr. Armando Sales se diz democrata. Mas não se pode ser democrata quando se apoiou a política do sr. Getúlio Vargas durante a fase mais terrivelmente antiliberal; quando se oposicionista de ontem; quando não se toma medida de espécie alguma contra os autores do massacre na prisão Maria Zelia; quando se deporta pelo Alsina 28 trabalhadores espanhóis que não cometeram crime algum! Não se pode ser democrata quando se envia o sr. Rao Itália para estudar o fascismo e entrar em negociações misteriosas com Mussollini; e quando se proclama, como no discurso feito em José do Rio Pardo. imitemos a Itália e a Alemanha.