AntifascismLiberalism

A insurreição de novembro (especialmente Natal) 1936 08 00 reacionários (um estacionado naquela cidade, outro enviado do Ceará. necessitavam apenas de reforços para dominar a situação.
Sobre as medidas militares em geral voltaremos mais adiante. Junta Governativa agiu acertadamente tomando posição no sentido de socorrer a população ne cessitava, confiscando mercadorias dos grandes comerciantes reacionários e distribuindo as com a pobreza. Agiu também acertadamente prometendo indenizar um comerciante mais pobre cuja loja foi tomada pela massa, sem que fosse possível detê la, pois que não se tratava de um reacionário. Junta Governativa procedeu revolucionariamente obrigando por decreto a empresa imperialista Força e Luz a fazer trafegar seus bondes com as passagens diminuídas para 100 reis. Bem assim resolvendo fossem pagos os salários integrais a todos os operários que ficaram parados por motivo da Revolução. Agiu acertadamente diminuindo em cerca de 50 os impostos sobre os feirantes e o pequeno comercio, e fazendo baixar os preços dos gêneros de primeira necessidade, custa dos açambarcadores. Bem assim efetuando o pagamento atrasado de diversos meses ao funcionalismo público. Junta Governativa procedeu ocupando as oficinas dos jornais reacion ários, iniciando a tiragem de seu órgão o Libertador e editando diversos manifestos esclarecendo o programa revolucionário do Governo, seu respeito propriedade privada, religião e às famílias e seu caráter anti imperialista e antifascista.
Foi, porem, muito insuficiente o trabalho de propaganda e agitação do Governo pois que somente imprimiram um primeiro número do Liberdade. e deixaram passar algumas formulações confusas. J. e, portanto, o Partido, cometeu um grave erro deixando todo o trabalho militar sob o controle do Sargento Quintino (acima referido. não fazendo funcionar a célula militar do 21 durante os dias de dominação revolucionária, não criando uma Comissão de Controle que fiscalizasse os atos de Quintino cujas vacilações verdadeiramente traidoras se manifestaram desde o primeiro dia querendo desistir do ataque ao Quartel da Força Pública, para cuja tomada foi decisiva a ação dos portuários armados. Errou não realizando comícios no Quartel do 21º BC para esclarecer a massa, explicarlhe o programa, discutir sua reorganização como primeiro corpo do Exercito Popular Revolucionário, acabar com o liberalismo podre que imperou desde o principio entre a tropa, tratando com um desvelo verdadeiramente estranho os oficiais presos, inclusive os da policia que resistiram no quartel e nos ocasionaram umas poucas baixas. Es se liberalismo podre abriu caminho pa