Lenin

Octavio Brandão luta revolucionaria no Brasil 1936 01 25 res do Recife. Então levantaram barricadas e resistiram 22 horas em Afogados, a quilômetros do centro da cidade. Foram vencidos em Afogados. Então recuaram para Socorro, a 15 quilômetros, onde se entrincheiraram na Vila Militar. Recuaram para Jaboatão, a 17 quilômetros, onde se entrincheiraram na fábrica de papel de Dolabella Portela e Cia. só se retiraram dai sempre combatendo quando não havia mais possibilidade de resistência.
Contra Afogados, o governo empregou não somente os fuzis e as met ralhadoras como sobretudo as bombas de aviões e a artilharia de bombardeio. bombardeio aéreo foi ininterrupto. Corriere della Sera de Milão, diz a 26 de novembro: Os combates em Socorro e Jaboatão tiveram um caráter muito encarniçado. Fala se que só em Socorro houve 100 mortos.
Quem são os insurrectos do Recife e arredores? Operários, soldados camponeses, desempregados, pequenos burgueses urbanos, gente pobre, semi famintos em geral. resistência heroica, encarniçada a massa popular em Afogados, Socorro e Jaboatão ficará na historia da revolução nacional libertadora como uma das suas páginas gloriosas. Seus combatentes são verdadeiros heróis nacionais, carne e sangue das massas trabalhadoras de todos os países! insurreição abalou ainda mais as posições do governo, posições já abaladas pela crise, pelas contradições entre os imperialistas e pelas contradições entre os vários grupos de latifundiári os e burgueses. governo tzarista, após a insurreição de Moscou, foi até ao fim na sua resistência, esgotou seus meios de ofensiva, não teve mais para onde ir a (ver Lenin, tomo 10, pag. 49, edição. governo Vargas esgotou a maior parte de seus meios de ofensivas: fuzis e metralhadoras, assassina tos misteriosos. massacres da população indefesa por toda parte; bombas de aviões contra as massas de Afogados e contra os soldados o regimento no Rio de Janeiro; gazes lacrimogêneos e assalto baioneta calada, contra estes úotimos; luta corpo a corpo na escola de Aviação; balas incendiarias co ntra o regimento e a escola oe Aviação; artilharia pesada contra Afogadas, a Escola de aviação e o regimento (contra este foram disparados 118 tiros de canhão. etc.
Que meios restam ao governo? Mobilizar mais soldados, todas as suas reservas como os batalhões provisórios do Rio Grande do Sul; mobilizar os fascistas integralistas; recorrer ao bombardeio, do mar (o governo deu ordens para faze lo contra Natal. recorrer a bombardeios aéreos ainda mais selvagens; pedir aos imperialistas a intervenção ar mada aberta, direta, com desembarque de tropas, bombardeio de cidades como os imperialistas fizeram na China. Mas este meio perigoso e o governo só recorrerá ao mesmo