Octavio Brandão luta revolucionaria no Brasil 1936 01 25 sínia; movimentos de protesto dos negros; movimento para libertar uma jovem romena; comício pelas liberdades democráticas; etc. insurreição nacional revolucionaria Segundo os jornais das classes dominantes, cerca das 19 horasde sábado, 25 de novembro de 1935, sub oficiais do 21º batalhão do Exército aquartelado na cidade de Natal, capital de Estado do Rio Grande do Norte no Nordeste do Brasil sublevaram os soldados. Segundo declarações oficiais, dentre os soldados apenas uma insignificante minoria, cerca de 30, foi contrária insurreição. Os oficiais não aderiram e ficaram presos. Os insurrectos foram sustentados por grupos armados de operários e pequenos burgueses urbanos e cerca de 20 guardas civis.
Os insurrectos atacara o quartel da policia militar (cada Estado do Brasil tem sua policia militar. Neste quartel, 38 omens (oficiais em grande parte) resistiram até domingo às 14 horas, quando a munição se acabou e eles foram presos pelos insurrectos. Os insurrectos derruba ram o governo local, organizaram um governo próprio popular, nacional libertador dominaram cerca de 13 municípios do Estado do Rio Gr ande do Norte e mantiveram se 4 dias. 27 de novembro, às de manhã, o ex governador, que fugira, reassumiu as funç ões.
Na madrugada de 24 de novembro, grupos armados de operários e pequenos burgueses urbanos ocuparam a cidade de Olinda, perto do Recife, a capital de Pernambuco, o principal Estado do Nordeste. policia militar de Pernambuco retomou logo a cidade. Uma parte do 29º batalhão do exército sublevou se nos arredores do Recife. Os insurrectos apoderaram se do campo de aviação (campo de Ibura. Os combates travaram se nas ruas da capital e, sobretudo, nos arredores, com a participação ativa de operários, pequenos burgueses urbanos e da pobreza urbana em geral. 27 de novembro, no Rio de Janeiro, a capital do país, na Escola de Aviação, um grupo de sargentos atacou os oficiais e assumiu o comando. Os insurrectos, atacados pelo regimento de aviação e outras tropas, foram vencidos. Eram inferiores em número e empregavam apenas metralhadoras ao passo que as tropas do governo reagiram com a infantaria, a cavalaria e artilharia pesada. comandante do regimento governista era um ex pequeno burguês revolucionário, participante dos combates de 1922 em Copacabana e de 1924 em São Paulo passado reação que o premiou com os galões de coronel!
o Também no Rio de Janeiro, na madrugada de 27 de novembro, o regimento do exército foi sublevado por oficiais nacional revolucionários. Uti