CommunismCommunist PartyStrike

Octavio Brandão luta revolucionaria no Brasil 1936 01 25 jovem comunista, operário têxtil; Tobias Warchavski, estudante; Mario Couto, médoco e muitos outros combatentes. 1 de maio de 1934, a policia de Pernambuco, no Nordeste, atirou em cheio numa manifestação de rua, matando e ferindo 32 operário e populares.
Também em 1934, a policia do Rio de Janeiro transformou a comemoração do 23 de agosto num verdadeiro massacre, que foi seguido de uma serie de greves operarias de protesto.
Massacres semelhantes repetiram se em Belo Horizonte por ocasião de uma greve e, no Rio de Janeiro, na Praça da Harmonia. Ai, a policia ocupou todas as saídas, encurralou a multidão, cerca de 2000 pessoas, e começou a fuzilar, resultando mortos e dezenas de feridos. estudante anti fascista Tobias Warchavski, espancado ai por agentes, caiu ao solo ba nhado em sangue, mas foi arrastado preso Repartição Central de Policia e, dias depois, seu cadáver apareceu, abandonado na mata nos arredores do Rio de Janeiro. Para esclarecer este e outros casos semelhantes, formou se uma Comissão Jurídica e Popular de Inquérito que fez uma vasta agitação. governo Vargas um dos governos mais reacionários e sanguinários que já houve no Brasil. atividade do Socorro Vermelho Contra esses crimes do governo Vargas, sustentado pelo imper ialismo o Socorro Vermelho do Brasil, secção do Socorro Vermelho Internacional desenvolveu uma grande atividade em 1934 1935. Socorro Vermelho editou inúmeras folhas volantes e uma serie de jornais como Nossa bandeira em São Paulo e, no Rio de Janei ro, até 1934 Preso Proletário e, desde março de 1935, Solidariedade. Socorro Vermelho organizou ou participou de inúmeros comícios, manifestações de rua, lutas de massas, etc.
Em certos dias como de maio e de novembro, devido atividade dos membros do Socorro Vermelho e das outras organizações revolucionarias como o Partido Comunista, os bairros operários amanhecem cheios de bandeiras vermelhas. 30 de abril de 1934, os marceneiros do Rio de Janeiro, com o apoio do Socorro Vermelho, fizeram greve política para obrigar a policia a soltar um companheiro preso. No dia da greve, houve novas prisões, o sindicato ficou cercado pela policia, mas esta foi obrigada a libertar todos os presos.
o 1 de maio de 1934, o Socorro Vermelho e outras organizaç ões revolucionarias realizaram um comício de massas Praça Onze, no Rio de Janei