CommunismCommunist PartyWorking Class

Octavio Brandão luta revolucionaria no Brasil 1936 01 25 o cálculo dá sempre certo.
As condições de trabalho são penosas. Em São Paulo, na fábrica de cimento Portland, os operários são obrigados a entrar nas caldeiras, a fim de consertá las. Para isto, turmas e turmas revezam se, pois cada operário não pode trabalhar dentro da caldeira mais que alguns minutos sob 76 e mais graus de calor! trabalho esgota rapidamente. Na fábrica de tecidos Matarazzo, em São Paulo, a operaria tem de trabalhar com teares não automáticos.
Os patrões fecham as fábricas para não agar as férias e, depois, reabrem as fábricas com operários novos e salários inferiores aos antigos. maior exploração e opressão são exercidas nas empresas imperialistas. telefonista mal paga e, se casa, tem de abandonar o emprego. Nestas empresas, os negros são recusados como empregados nos escritórios, só são aceitos nos trabalhos considerados inferiores e, em geral, não são promovidos a cargos como os de contra mestre.
Contam se por milhões os trabalhadores desempregados, famintos ou que vivem de trabalho de ocasião. miséria dos trabalhadores do campos muito grande. Um colono de São Paulo trata de 3000 cafeeiros e ganha apenas 60. 000 reis mensais, muitas vezes pagos em vales ou bônus. Milhões de camponeses são golpeados pela crise e gemem sob o peso dos impostos e da renda paga em trabalho ou em produtos. trabalhador rural do Brasil vive faminto, roto, descalço, vitimado pelas doenças sociais, trabalhando muitas vezes em troca da comida. imperialismo golpe ia não somente os operários e os camponeses como também a pequena burguesia urbana e uma parte da burguesia brasileira. Daí o caráter geral e popular da luta revolucionaria atual. Brasil o maior produtor e o maior destruidor de café no mundo! governo destruiu mais de milhões de toneladas de café mas cada brasileiro uns pelos outros consome apenas 10 quilos de café por ano! movimento operário e o movimento nacional revolucionário Os trabalhadores não podem suportar, de forma alguma, o regime dominante. Depois da guerra imperialista e, sobretudo, com a Revolução de Outubro, o movimento operário do Brasil se desenvolveu muito. proletariado em 1918 1920 organizou demonstrações e greves pelo aumento dos salários e em defesa da Revolução de Outubro. Em 1918, tentou tomar o poder. Em 1922, operários e intelectuais revolucionários org anizaram o Partido Comunista que se desenvolveu dirigindo greves, realizando um amplo trabalho de agit prop, de organização sindical, juvenil e feminina. Três meses depois do