Informe de Marques 1935 07 09 Marinha.
Em terceiro lugar, lutando resolutamente pela unidade e ampliação da frente popular nacional, o Partido deve paralelamente e desde já empurrar a ANL e as massas populares para as ações imediatas, de massa, contra o imperialismo e seus agentes nacionais, pela libertação do pais do jugo deles, na base da consigna de todo o poder ANL. pela instauração do governo popular nacional revolucionário.
Neste sentido, tanto através de sua participação na ANL, como através de seus organismos partidários próprios e das outras organizações de massa de que faça parte, o Partido deve resolutamente preparar as massas po pulares os sectores das forças armadas tocados pela ANL. Essa preparação deve ser feita a cada dia e a cada hora, através da mobilização de cada sector popular para a luta pela conquista de suas menores reivindicações mais sentidas através da propaganda, organização e desencadeamento dessas lutas, do alargamento delas, de sua articulação entre si, de seu aprofundamento sistemático, da ligação de cada uma dessas lutas ao movimento pela revolução nacional. Essa preparação deve ser positivada ainda através a mobilização das massas para campanhas parciais ou gerais em eleições, em demonstração contra a miséria, a fome, a reação e a participação do pais na guerra imperialista, enfim para cada acontecimento político nacional ou internacional que interesse a população oprimida ou um de seus sectores.
No curso de seu trabalho para empurrar a ANL até a luta pelo poder, como em todo o curso dessa luta, o Partido deve redobrar sua vigilância contra os elementos vacilantes ou traidores da frente nacional que, assustad os ante o progresso e o aprofundamento do movimento popular, tentarão frea lo, sabota lo, dividi lo e trai lo. No interesse de levar a frente nacional popular a ação revolucionaria, da forma mais unificada possível o Partido deve aprender a sentar se na ANL ao lado dos aliados menos seguros da frente nacional, ai saber discutir com eles os meios de levar luta as massas populares combater, sem insultos vazios suas manobras para frear essa luta ou sabotar sua preparação, procurar mesmo em face da massa co nvence los da falsidade de suas posições. Porém, não deve adormecer sequer um minuto sua vigilância de classe, nem permitir que eles sabotam afinal a preparação e o desencadeamento das lutas de massas. Ao menor gesto ou atitude de qualquer deles que indique sua vacilação, sua sabotagem ou sua traição, denuncia los na ANL e em face das massas. Até poder, no curso das ações revolucion ários, e base da própria experiência das massas, isola los dessas massas, e propor sua expulsão como traidores da frente popu lar revolucionaria. Mobilizando dessa forma para a luta revolucionaria nacional as mais largas mas