BrasilCominternCommunist PartyInformeOposiciónPCBStalinTrotskyismURSSWorking Class

Informe de Marques 1935 07 09 burgueses, inclusive certos sectores as massas camponeses. Além disso, a ANL a única força popular de massas que pode hoje começar a revolução pela libertação nacional e pela instauração de um governo popular nacional revolucionário. Esses companheiros não compreendem que tanto a nossa palavra de ordem de Todo o poder ANL. como nossa participação decidida na ANL e no governo popular revolucionário nascido da revolução popular encabeçada pela ANL, são o único caminho não só para evitar que as tendências nacional reformistas capituladores temem vulto e desviem as massas do objetivo revolucionário, mas também o único caminho para a conquista de nossa hegemonia na revolução brasileira, para leva la até suas últimas etapas, até seu triunfo final. falta de compreensão sobre nossa tática leva esses companheiros a formulações e a posições confusas, perigosas, falsas. Uns entendem que podemos e devemos já lutar pelo governo soviético operário e camponês, pela organização imediata de sovietes. Outros julgam que podemos no Sul lutar pelo governo nacional popular, organizando porém, logo, sovietes no Nordeste do pais. Terceiros, finalmente, confundem o governo popular nacional revolucionário com o governo soviético operário e camponês, com a ditadura democrática do proletariado e da massa camponesa.
Que representa entretanto, na realidade, a luta imediata pelos sovietes no Brasil?
Em uma fase mais profunda da revolução nacional na China em 1927 quando esta revolução já se iniciara e nela participavam já camponeses, e quando a oposição trotskista do C da URSS, aconselhava então a organização de sovietes para a China, dizia Stalin: Isto significa não compreender qual a etapa da revolução chinesa neste momento dado. Significa por nas mãos dos inimigos do povo chinês uma nova arma para a luta contra a revolução, para a criação de novas lendas de que na China se realiza não a revolução nacional e, sim, a transplantação artificial da sovietização moscovita.
De tal forma, a oposição planteando a consigna de organização de sovietes neste momento dado faz o jogo dos inimigos da revolução (Stalin Teses para propagandistas. No nosso pais, onde a revolução nacional ainda não começou, onde estamos ainda na etapa de frente única popular nacional geral para a preparação e organização dessa revolução, os in imigos do povo brasileiro já começam a espalhar a lenda da transplantação artificial da sovietização moscovita. lançamento da consigna de sovietes imediatos para o Brasil significa, pois, mais do que na China de 1927 pôr armas nas mãos dos inimigos da revolução. para romper a frente nacional, para a luta contra a revolução.