AstrojildismoBrasilCommunismCommunist PartyImperialismInformeLiga trotskistaPCBSocialismStrikeTrotskyismUtgWorking Class

Informe de Marques 1935 07 09 para que milhares de trabalhadores das cidades e do campo, enganados, servissem de carne de canhão. em beneficio de seus maiores opressores os feudais e imperialistas.
Em começos desse mesmo ano, na direção da heroica greve geral dos gráficos do Rio, traiu essa greve duplamente: de um lado, os dirigentes trotskistas da UTG entregavam os grevistas arbitragem do governo Getúlio, e, de outro, a Liga Trotskista tentava desviar a greve para a luta pela Assembleia Constituinte e pelo grupo feudal e burguês de Paulo. Nesse mesmo ano, em Paulo, recusa uma fre nte única em favor de mais de 60 mil grevistas, ferroviários e têxt eis, e, pelos jornais burgueses, no dia seguinte ao da prisão dos delegados conferencia para realizar essa frente única os dirigentes trotskistas da UTG agridem co vardemente tal conferencia. Finalmente, hoje lutam contra a ANL e o movimento popular nacional libertador, tentando dividir as forças desse movimento com seus chamados charlatanescos e seus ataques a nós, buscando separar da frente nacional o proletariado, a força que deve e pode empurra lo para a frente, encabeça lo e dirigilo até a revolução agraria e revolução socialista.
Como o astrojildismo e o trotskismo lutam contra nosso partido Compreendendo que a garantia de vitória da revolução o Partido Comunista, os agentes trot skistas e astrojildistas da contrarrevolução concentram seu fogo miserável contra a vanguarda do proletariado revolucionário.
Até 1930, o astrojildismo, dono do Partido, não podia, claro, aparecer abertamente como seu inimigo. Mas, o certo que, desde então, embora usasse do nome do nosso Partido, ele foi o principal inimigo de nossa formação, nessa época. Foi o astro jildismo que nos impingiu durante anos uma linha, uma táctica e um aspecto que nos transformava em um apêndice da burguesia. Foi ele que atrasou ou viciou a formação do nossos velhos quadros, atrasando e freando por isso mesmo a formação de todo o Partido.
Quando começamos a combate lo, o astrojildismo pôde ainda esconder a sua luta aberta contra o Partido, por trás dos erros cometidos na luta ideológica. Assim escondido, o astro jildismo sabotava e resistia, de um lado, formação do Partido, enquanto, de outro lado, tentava desmoraliza la e ridiculariza la. Retirando se, afinal, para as torrinhas da deserção contrarrevolucionaria, o astrojildismo pensava assistir dali a derrocada do Partido. Mas quando a virada de 1933 1934 nos fez dar os primeiros passos sérios no sentido de nossa formação, o astrojildismo sai das torrinhas para aventurar um golpe decisivo contra nós.
Então, por uma parte, alguns de seus agentes como José Casini frente