DemocracyFascismImperialismWorking Class

Relatório I. apresentado pela delegação brasileira por ocasiãodo IV Congresso da 1928 00 00 gueses, isso ainda não se realiz929 Um dos membros da CCE foi entrevistar se com o chefe revoltoso Luiz Carlos Prestes 930que se encontra exilado, tendo lhe declarado este, que mantinha grande simpatia pelo proletariado, e que estava muito interessado em saber como se desenrolou a Revolução Russa. Declarou ainda, que estava disposto a ligar se a um dos imperialismos, se tanto fosse necessário para derrubar o governo atual, porém que ainda não havia escolhido a qual deles pois que era uma questão a estudar. Disse mais, qu e para a luta contra a burguesia, armaria o proletariado e lhe daria vida política uma vez que a revolta seja vitoriosa.
Os pequenos burgueses, que não aderiram ao Partido Democrático Nacional, em sua maioria militares, dividem se em grupos: um direitista, outro centrista e outro esquerdista. Os da direita, desejam que o proletariado os auxilie na luta contra a burguesia agraria, porém só admitem a democracia burguesa; os do centro declaram que são partidários de uma democracia de reformas; quanto aos esquerdistas, estes estão de acordo em armar o proletariado a dar lhe vida política. Todos os grupos declararam que eram contra o fascismo, e o imperialismo. CCE examinando essa questão, verificou que com algum trabalho politico conseguiria dividi lo, em dois campos distintos, um de direita e outro de esquerda. da direita acabará rolando também para o Partido Democrático Nacional, e o da esquerda fará obra para o proletariado.
Esses elementos revoltosos, continuam em atividade e em constante ligação de norte a sul do país. quase totalidade deles, está condenada a penas de a anos de prisão. As causas das duas revoltas anteriores ainda perduram, razão porque se espera como inevitável a terceira revolta.
Sobre a organização de um terceiro partido, tipo Kuomintang que o PCB lhe propôs, eles declarara não ser oportuno atualmente a formação de um tal partido e que só depois de derrubado o governo atual tratariam então desse partido. CCE achou que PCB devia então, organizar uma Liga contra o imperialismo para ver se assim, os conseguia ligar a um organismo sob a nossa influencia. Pelas declarações da vanguarda da burguesia revolucionaria, pudemos constatar que todos eles tem grande idolatria por Luiz Carlos Prestes e por esse motivo que o PCB tem pro curado coloca los sob a sua influencia afim de evitar uma possível ditadura militar. Toda a questão da aliança 929Comité Central Ejecutivo. Referência a Astrojildo Pereira.
Véase la nota 201.