AnarchismBujarinCommunismImperialism

Relatório I. apresentado pela delegação brasileira por ocasiãodo IV Congresso da 1928 00 00 em células. Igualmente a cidade de Sertãozinho tem um núcleo de comunistas e existe uma organização operária local sob a direção do mesmo. movimento sindical na cidade de Paulo fraco, encontrando se os sindicatos existentes em poder dos comunistas 3, dos anarquistas 3, dos sindicalistas 1, e dos amarelos Na cidade de Santos o movimento sindical encontra se sob a influencia dos comunistas.
No Rio Grande do Sul, Ba hia e Minas Gerais há pequenos núcleos de comunistas, Em Pernambuco, especialmente na cidade de Recife, a organização está se desenvolvendo regularmente estando organizadas algumas élulas e sendo dirigidos alguns sindicatos pelos comunistas. Nos Estados do Pará e do Amazonas pouca conhecida a situação.
Os camaradas do Rio Grande do Sul editaram 000 exemplares do 92, cuja edição já se esgotou. No Rio de Janeiro o PC editou o Agrarismo e industrialismo 928. Em Pernambuco foram editados vários folhetos de propaganda, entre eles, as oções do Comunismo de Rappoport.
Outra questão de importância para o PCB a da situação criada pelo esmagamento da revolta de Paulo, na qual atuara, a burguesia industrial e a pequena burguesia contra a burguesia agraria. Como sabido os chefes revoltosos tinham as simpatias do imperialismo americano, enquanto que o governo era apoiado pelo imperialismo inglês. Uma vez esmagada a revolta o novo presidente que assumiu o governo em 15 de novembro de 1926, procurou conciliar os dois imperialismos. Ao mesmo tempo procurava atrair para se os revoltosos com a formação do Partido Democrático Nacional, que no fundo não mais, do que uma farsa do partido governamental. PCB sabendo que entre os antigos revoltosos havia indivíduos sinceros, para afasta lo da cilada governamental, lançou então a ideia de um partido tipo Kuomintang. que pudesse atrair para o nosso lado, os pequeno burgueses revoltosos, que nós classificamos de vanguarda revolucionaria da pequena burguesia.
Ao mesmo tempo foi iniciada pelo PCB uma campanha desmascarando o Partido Democrático Nacional. Dai resultou a divisão dos revoltosos. Os elementos ligados a grande economia, foram para o Partido Democrático em quanto que os mais pobres, especialmente os militare de pequenas patentes, que estão processados, se mantem alheios a tal partido e a o governo esse era o principal objetivo do PCB nesta questão. Enquanto a efetivação de ser criado um organismo de ligação entre o PCB e aqueles pequenos bur927Obra de Nikolai Bukharin e Eugene Preobrajenski, publicada no Brasil e 1926.
Obra de Octavio Brandão (1926.