Anarchism

Relatório I. apresentado pela delegação brasileira por ocasiãodo IV Congresso da 1928 00 00 tro e no norte a agricultura ainda trabalhada pelos processos rudimentares.
Os trabalhadores do campo vivem em continuo déficit com o fazendeiro e na maior miséria. Além disso o fazendeiro impõe um regime político como o que existia na idade media, não dando a menor parcela de liberdade aos camponeses. Entre os camponeses não existe nenhuma organização. PC ressente se da falta de militantes, especialmente na questão sindical. Isso dá motivo a que os sindicatos vivam isolados, não se des envolvam e não se tenha efetuado a centralização do movimento sindical. é também a causa de que até agora não se tenham transformado os sindicatos de oficio em organismos base de indústria.
Verifica se pois, que o PCB tem grande necessidade de criar cu rsos mesmo ilegais para os seus membros no que se refere a questão sindical e a IC necessariamente terá de ajuda lo nesta tarefa dando lhe instruções e um material.
Queremos ainda dar algumas informações, sobre as varias seções regionais do PCB. No Rio de Janeiro o PCB tem organizadas 55 células, funcionando regularmente. 24 destas são células de empresa e 31 são de residência.
No Rio total dos membros do PCB de 600. Varias células tem realizado um trabalho importante para o PCB. Uma delas organizou o si ndicato dos trabalhadores da indústria de bebidas, que conta com mais de 000 sócios.
Outra célula da zona suburbana da cidade organizou dois sindicatos de camponeses e tem ainda maiores perspectivas. Uma outra célula de ferrovi ários que está funcionando num dos grandes depósitos da Estrada de Ferro do Estado e onde trabalham mais de 000 operários, promoveu uma grande agitação em torno das eleições da Caixa de Pensões dos ferroviários, apresentando por intermédio do sindicato dos ferroviários uma chapa ara a direção da Caixa de Pensões em oposição chapa governamental. numa votação de 20. 000 e poucos votos a nossa chapa obteve para mais de oito mil votos. No deposito onde se encontra organizada a célula a nossa chapa conseguiu mil e tantos votos contra treze da chapa do governo. Existem 35 núcleos, funcionando regularmente 15.
Em Paulo a situação do PC pior. número de aderentes diminuto apesar de ser a cidade mais industrial do país. causa disso reside em que não ha elementos teoricamente capazes para levar avante a nossa organização. fato de que em tempos passados, o movimento operário fora dirigido pelos anarquistas, contribuiu muito também nesse sentido. Atualmente a situação está melhorando com bastante rapidez. Ha também neste Estad o a cidade de Santos que possui um forte núcleo de aderentes do PC organizados