ImperialismWorking Class

Relatório I. apresentado pela delegação brasileira por ocasiãodo IV Congresso da 1928 00 00 pelo primeiro distrito e dois pelo segundo distrito. PC ultimamente tem levado a efeito uma vasta agitação em torno da lei que concede 15 dias de ferias aos trabalhadores. Essa lei foi criada pelo governo passado com o fim de desviar a atenção do proletariado da luta revolucionaria de pequena burguesia. Passado o momento de pânico do governo não mais se importou com essa lei, e nós temos agitado a massa em torno dessa questão. Nos sindicatos tem se realizado sobre a lei, inúmeras conferencias e no fim do ano passado, foi criado sob o nosso controle um comité do qual faziam parte a quase totalidade dos sindicatos do Rio e Niterói. Ultimamente a questão das ferias tem atraído a atenção das massas e o comitê que tinha um caráter local se transformou, num comité nacional. Na reunião em que foi transformado o comité pro lei de ferias de local para nacional o número de operários que assistiram eleva se a mais de mil. Nós sabemos que a lei não será cumprida, porém para nos uma excelente arma de combate. novo governo logo que entrou em 15 de Novembro de 1926 apresentou como um dos pontos da sua política reacionária a questão da estabilização cambial. Essa estabilização pretende leva la a efeito, neste ano 1928. Para isso e na intenção de acomodar o imperialismo americano e inglês, fez um grande empréstimo com os banqueiros de Londres e Nova York. Os imperialistas exigiram como garantias contra o proletariado, uma lei de repressão com o fim de impedir que o proletariado dificultasse a sua penetração. Essa lei a que já citamos. Ao mesmo tempo o governo dava aos imperialistas varias zonas de influencia. Ao inglês as grandes minas de ferro do Estado de Minas Gerais e varias fazendas de café em Paulo e ao americano uma grande zona para plantação de borracha no Estado do Pará e Amazonas.
Além disso concederam lhe também o embelezamento e saneamento da cidade da Bahia e a construção do porto de Vitória.
No Brasil a indústria está começando a desenv olver se. Até agora estão bastante desenvolvidas têxtil e calçado. Os têxt eis elevam se a mais de 100. 000 operários. Os trabalhadores do Brasil estão divididos da seguinte forma: operários industriais, aproximadamente, milhões, camponeses, milhões. população do Brasil de 36 milhões de habitantes, sendo 12 milhões de pequenos burgueses.
Na indústria o salario dos operários em média 10. 000 reis por dia. horário de oito horas, porém não respeitado. Existe uma lei de acidentes no trabalho, burlada como todas as outras leis que beneficiam os operários.
No campo existe a grande propriedade rural. Só no Sul do país existe um regular número de pequenos camponeses. No Estado de Paulo está mais aperfeiçoada a agricultura pois são empregadas inúmeras máquinas. No cen