CommunismCommunist PartyLeninOpportunismWorking Class

Octávio Brandão Contra a corrente do comunismo 1926 07 12 pessimismo.
Há a táctica das bombas que originou no proletariado uma atmosfera de pavor a tudo quanto se refere revolução.
Há o pouco hábito de ler: o trabalhador, em regra geral, não lê, não saber ler; quando lê, não digere; quando algum militante lhe explica o que leu, não capaz de repetir.
Há a pobreza do Partido Comunista, vivendo das quotas mensais, pagas irregularmente devido situação ilegal.
Há as nossas próprias faltas proveniente do auto didacticismo.
Há a incompreensão das massas que não gostam de polémicas.
Há a desorganização sindical e o esforço da policia em reduzir a zero as nossas tentativas de reorganização.
Há a dificuldade em encontrar tipografias que aceitem nossa literatura; estando sujeitas a violências policiais, não querem arcar com as responsabilidades.
Há esses obstáculos e á dezenas de outros. Todos eles pesam desmesuradamente num dos pratos da balança, enquanto no outro prato só existe o ritmo dialético da história empurrando a sociedade brasileira para a revolução proletária. que está ai não pessimismo. a realidade. Somos objetivistas; por isto, não desanimamos. Acompanhamos a luta revolucionaria mu ndial e sabemos que ela decidirá da situação brasileira. Lenta, mas firmemente, avançamos. Tão grandes obstáculos não lançam no desespero; encaramo los com serenidade. Serenidade fria, mas trágica.
Pensamos nas palavras de Lenine: bloco maciço, galgamos um caminho escarpado e difícil, agarrando nos uns aos outros. Vivemos cercados de inimigos por todos os lados e, caindo e reerguendo nos, temos de caminhar quase constantemente debaixo de um fogo curado. Unimo nos como resultado de uma decisão que tomamos livremente, a fim de combatermos os inimigos do proletariado e não rolarmos no pântano vizinho, onde as rãs do oportunismo nos injuriam por desafinarmos o coaxar capitalista. E, grupo compacto, iremos até ao fim, cumprindo o nosso dever histórico, despedaçando os obstáculos e marchando para a vitória e para a revolução!
Octavio Brandão Original escrito a máquina, en português.
495 29 23. 98 100.