Carta do Secretariado da América do Sul e do Centro ao do PCB 1933 04 29 rosos os casos em que se silenciam e se ignoram suas indicações.
As tarefas do partido na questão do reforçamento do aparelho do partido em conjunto só podem ser resolvidas no pr óximo período nas condições de uma concentração no próximo período nos pontos principais em algumas regiões fundamentais (por exemplo, no Estado de Paulo, no Rio de Janeiro e em Pernambuco. Ai devem ser concentrados os melhores organizadores agitadores, propagandistas e literatos do partido mesmo com o sacrifício das regiões restantes. As organizações destas regiões devem se reforçadas com membros do CC do partido que devem ser distribuídos entre essas regiões nas quais o partido concentra sua atenç ão principal; no centro devem ser conservados somente um pequeno grupo de camaradas absolutamente indispensáveis. claro que o reforçamento orgânico e o saneamento do partido só pode ser conseguido com a condição da mais ativa participação do partido na qualidade de força dirigente nas lutas económicas e políticas das massas. teoria em curso em algumas camadas do partido e defendida em particular por Cazzini, segundo a qual o partido deve primeiro, organizar e, depois, lutar. tem um caráter comp letamente oportunista. Somente no próprio curso da luta de massas, na base o estudo e da assimilação de sua experiência por todos os membros do partido, possível o reforçamento real das organizações do partido.
Ao mesmo tempo o reforçamento do partido ressupõe o mais largo desdobramento da autocritica de baixo para cima, ligada ao exame minucioso por toda a massa de membros do partido de todas as tarefas que se estabelecem diante dela, tomando devidamente em conta e corrigindo os erros cometidos, com uma permanente auto verificação no curso da luta de massas com o reforçamento da disciplina partidária. PARTIDO AINDA NÃO APRENDEU MANEIRA BOLCH EVISTA. LIGAR OS MÉTODOS DE TRABALHO LEGAL ILEGAL. De um lado, em algumas camadas do partido existem ten dências legalistas oportunistas de direita, que representam na etapa atual o perigo fundamental e se exprimem em particular pela aspiração de aproximar se dos diferentes aventureiros e demagogos de esquerda (no gênero de Miguel Costa) e de tal modo assegurar se uma saída na ampla arena das intrigas políticas mais ou menos legalizadas. As tendências legalistas se exprimem também pela subestimação da significação decisiva do aparelho ilegal do partido na etapa atual, pela ausência de medidas seri as e sistemáticas e serias de luta contra a provocação, etc. De outro lado, o partido não conduz uma luta desdobrada pela utilização das possibilidades legais com finalidades revolucio