CominternProfintern

Сarta de Astrojildo Pereira ao Vittorio Codovilla 1926 08 21 que já está aqui. Vamos traduzir e mimeografar ambas as resoluções e, juntamente com outros materiais, que temos preparado, divulga las entre as células, fracções e aderentes do partido, suscitando um largo debate em torno do assunto. Em seguida, convocaremos provavelmente uma Conferencia ou pelo menos um ampliado, onde assentaremos nosso programa de ação para o próximo período. novo governo (15 de novembro. apesar de ser do mesmíssimo partido do atual, provocará, em todo o pais, não digo um renovamento, mas um certo deslocamento político. Isto acontece, no Brasil, a cada novo governo, isto é, a cada su bstituição dos homens de governo. Este fenômeno criará uma situação propicia ao lançamento do nosso programa às massas. Se o sitio for suspenso, podemos contar como certo que o receberá um forte impulso para a frente. Em fevereiro ou março pr óximos realizam se eleições federais para deputados.
Interviremos no pleito. Isto dar nos margem para uma larga agitação política entre as massas obreiras. Em suma, nossas perspectivas são francamente favoráveis a um amplo trabalho de penetração, organização e propaganda. Possuímos já uma boa dose de experiência destes anos duros e assim assistidos pela e mais estreitamente ligados aos partidos irmãos do continente, havemos de trabalhar com redobrada energia e redobrado proveito.
Tenho enviado, quer para o Comintern quer para o Profintern, diversos pacotes de livros, revistas e jornais, econômicos e políticos. Chegaram ai?
Paulo traz ótimas recordações de Moscou e dos bons companheiros que o auxiliaram, você em primeiro lugar.
Recuerdos a Nin 920 Abraços fraternais de Astrojildo Original escrito a mano, en português 495 29 23. 7.