AnarchismBolshevismBrasilCominternCommunismCommunist PartyContrarrevolucionarioDiscursoErroresPCBStalinTerrorismTrotskyismVII CongresoWorking Class

Discurso de Marques en el VII Congreso de la Internacional Comunista 1935 00 00 vemos são uma prova evidente da justeza dessa linha desses dois chefes gloriosos do proletariado internacional.
Erramos e temos debilidades na aplicação dessa linha? Sim erramos. Reflexos das tendências do astrojildismo menchevique ou do trotskismo contrarrevolucionário têm surgido em nossas fileiras ainda.
Ha companheiros que lançam muit as vezes consignas inoportunas, como a dos Sovietes imediatos, outras que confundem governo nacional revolucionário com a ditadura democrática de operários e camponeses, em forma de Sovietes. Retardamos em lançar a consigna de todo o poder ANL. sem saber o que faríamos da ANL, com medo de que ela nos absorvesse nosso próprio prestigio. Tivemos a iniciativa do Congresso de Unidade Sindical e não chamamos a ele as organizações anarquistas, mutualistas e católicas, nem fizemos força para pôr na direção da nova central sindical gente das organizações reformistas, mais decisivas, que compareceram.
Ainda lutamos deficientemente contra a provocação no seio do Partido embora tenhamos sabido melhorar essa luta, arranca la do charco podre em que a pusera o astrojildismo.
Temos ainda grande fraqueza de quadros de nível teórico elevado, capazes de enfrentar as manobras do inimigo, de saber desmascara lo, isola los das massas que influenciam e de conquistar para nós essas massas, base de sua própria experiência. Mas vamos corrigindo rapidamente esses erros. São erros de aplicação de uma linha justa em geral. Não são mais os porcos erros do passado, quando cabeça do nosso partido estava Astroj ildo, quando a linha era antiproletaria. última Classe Operaria e e specialmente o Manifesto do camarada Luiz Carlos Prestes de de julho último, revelam bem que temos procurado compreender as lições da IC e do nosso grande Stalin. o fazemos, o fazemos sempre, confessando e reconhecendo honestamente nosso erros, tratando de emenda los e de assegurar a vitória da revolução libertadora nacional do heroico povo oprimido do Brasil para o desenvolvimento de uma poderosa revolução agraria e para a conquista da hegemonia do proletariado.
Por isso mesmo, o movimento nacional re volucionário no pais se aprofunda a cada hora. Por isso mesmo, a reação e o imperialismo se amedrontam e tentam desesperadamente, golpes terroristas para detê lo. Mas, nosso Partido, no caminho justo que lhe aponta a IC, na base de uma autocrítica bolchevique de cada erro cometido, da emenda desses erros, saberá inutilizar o golpe da reação, pondo se a frente das heroicas massas populares do Brasil, da sua insurreição nacional, para guia las e conduzi las ao triunfo da revolução no Brasil.