CommunismCommunist Party

Discurso do camarada Fernandez sobre o tema: prestismo 1933 04 22 Prestes como chefe do Es tado Maior. assinatura de Prestes foi exigida porque o nome de Prestes era então mais conhecido pelas massas do que o nome de Miguel Costa. coluna. falta una página todas as tentativas de Isidoro Lopes de ligar se com os fazendeiros e industriais de São Paulo foram completamente inúteis praticam ente. Durante toda a marcha da Coluna Prestes não ha nenhum vestígio de ligação da burguesia nacional com o movimento militar.
Em conclusão eu quero falar ainda sobre um ponto do meu discurso, que ao que parece, não foi compreendido pelos camaradas. Na ultima parte do meu informe eu frisei a influência do prestismo no Partido Comunista do Brasil. Eu disse que a maioria dos erros, principalmente desde os últimos tempos, o resultado da influencia do prestismo dentro do nosso partido. Eu disse também que a influência do prestismo atuava dentro e fora do partido.
Desta maneira sob a denominação de prestismo me referia a todos os elementos que têm uma concepção homogênea do problema da revolução, como Astrojildo Pereira, que tinha uma compreensão sobre a questão da revolução mais ou menos igual dos chefes pequeno burgueses do prestismo compreensão que mais tarde penetrou no próprio partido. Sem embargo, eu não disse de maneira nenhuma que todos os erros do Par tido são devidos exclusivamente ao prestismo. discussão desta questão foi muito interessante e útil, e todos os companheiros igualmente se manifestaram pela luta contra o prestismo, pela completa liquidação do domínio prestista dentro do partido, pretendendo ao mesmo tempo explicar todos os erros do partido por meio do prestismo.
Assim, companheiros, eu termino as minhas poucas palavras e penso que colocamos as bases para um ulterior estudo mais profundo e mais completo sobre o que foi o movimento prestis ta no Brasil para o Partido Comunista do Brasil. discussão que teve lugar aqui durante três noites pode servir como base para a luta não só contra a influencia do prestismo dentro do Partido mas principalmente para a luta contra as ilusões prestistas da amplas massas da cidade e do campo do Brasil.
PRESIDENTE: Camarada, está encerrada a nossa se ssão.
Encerra se a sessão.
Original escrito a má quina, en português 495 17 101, 63 77.