CommunismCommunist Party

Discurso do camarada Fernandez sobre o tema: prestismo 1933 04 22 queno burgueses podem outra vez tornarem se perigosos para o Partido e se o Partido não fizer uma luta decisiva contra os restos do prestismo nas suas próprias filas, isto ajudará aos grupos pequeno burgueses a perturbar o Partido Comunista na sua luta. mais importante esclarecer a essência classista do prestismo nas suas diferentes etapas. Se este trabalho de esclarecimento for levado até o fim, se a essência de classe dos grupos prestistas for explicada como devido, o Partido Comunista estará garantido contra a repetição dos erros e do papel passivo que ele desempenhou nos acontecimentos precedentes. Não merece duvida que muitos erros que tem lugar no momento atual no Partido Comunista brasileiro tem as suas raízes nos restos da influencia do prestismo dentro do Partido.
Parece me que o meu informe pode servir como material para compreender o que foi o prestismo e ajudar o trabalho dos companheiros que julga que terminar com o prestismo um dos problemas mais sérios no momento atual do Partido Comunista do Brasil.
MIROCHEVSKY: Não ha mais camaradas inscritos. Eu penso que daremos a palavra de conclusão ao camarada Fernandez.
FERNANDEZ: Camaradas, eu tenho a inda muitas observações a fazer porém o tempo não me permite estender me. As questões fundamentais que eu expus já foram suficientemente esclarecidas pelos camaradas Mirochevsky e Sinani. camarada Sinani começou o seu discurso com a minha critica feita ao prestismo. Nas suas ultimas palavras ele frisou que não possível só ver as cores negras do prestismo. Isto verdade. muito possível que sobre este ponto eu tenha aumentado; isto natural, porquanto na segunda parte do meu informe fui obrigado a eduzi lo muito e nesta redução tive o cuidado de conservar especialmente os momentos em que se frisava que o movimento prestista não teve de nenhum modo o caráter de revolução agraria e anti imperialista. Não me referia a muitos momentos, sobre os quais desejaria falar, principalmente sobre a luta do prestismo com o governo. Por isso houve a impressão de que o prestismo na sua luta não teve. possível recordar muitos factos, que provam que a palavra prestismo necessário separar da marcha de Prestes. Durante a marcha da Coluna Prestes aparece o lado revolucionário do prestismo: o prestismo livre de qualquer ligação com o imperialismo, precisamente porque ele não conseguiu estabelecer ligação com os terratenentes e com out ros elementos. Neste período a Coluna Prestes quase não pôde ligar se com o governo de Bernardes. Poderia citar muitos outros factos, muitos momentos da luta da coluna contra o governo de Bernardes, porém claro que necessário frisar na historia do prestismo este momento revolucio nário. Deste maneira eu respondo a esta