AnarchismCominternCommunismTerrorism

Discurso de Marques en el VII Congreso de la Internacional Comunista 1935 00 00 Quando a reação começou a aplicar contra nós os métodos terroristas (assassinato do jovem camarada Tobias Warchavsky. realizamos a frente única popular contra a reação (Comissão Jurídica e Popular de Inquérito)
que teve enorme repercussão em todo o pais e reuniu mais de 100. 000 operários e pequenos burgueses e suas organizações. Em Paulo, a base de uma frente única de grande massa operaria organizada e desorganizada, a base de uma frente única com grupos anarquistas e pequeno burgueses socialistas, entramos em luta aguda contra mais de 000 integralistas (bando fascista financiado por imperialistas e seus agentes do pais. com nosso triunfo material e político.
Fizemos um bom trabalho entre as forças armadas do governo, o que não só concorreu para enfraquecer o governo, como conquistou para o Partido importantes posições no seio do exército e da marinha. número de membros do Partido em fins de 1934 cresceu para perto de 000 membros. Suas células de empresa subiram a mais de 35 só no Rio.
Novo CR foi criado no Nordeste. Capacitamos, em escolas de meses e cursos de base, mais de 60 quadros novos, operários ligados produção. Nosso jornal central Classe Operaria começou a aparecer mais regularmente (cada 15 dias) com uma tiragem de 10 a 15. 000 exemplares.
Com esse balanço, fruto de uma luta desapiedada sobre as duas frentes embora ainda falha, nós comparecemos Conferencia Latino Americana de Outubro de 1934, isto é, pouco mais de um ano depois do III Pleno do BSA.
Depois da Conferencia, o Partido aparece ao VII Congresso Mundial da IC com um positivo ainda mais acrescido, atingido em prazo ainda mais curto. Partido hoje conta com o dobro dos membros que tinha antes de Conferencia Nacional de Julho de 1934 (cerca de a 10. 000 membros. Suas células de empresa, localizadas em empresas fundamentais sobretudo, aumentaram ainda mais. órgão central do Partido Classe Operária com os mesmos 15. 00 exemplares sai cada semana. Partido começou a editar um grande diário de massas, no Rio Manhã. com uma tiragem de mais de 30. 000 exemplares e tendo mesmo alguns de seus números atingido a mais de 50. 000. Partido prepara a saída de outros em Paulo e Recife. força sindical que est sob a influencia do Partido quadruplicou depois do Congresso de Unidade Sindical realizado em maio deste ano, por nossa iniciativa, e que reuniu mais de 70 da massa operaria organizada do pais, abrangendo a uns 500 mil operários organizados. Juventude que estava reduzida a uma seita de algumas centenas de membros está em preparação de um congresso nacional da juventude operaria, estudantil e popular que já conta com apoio de organização esportivas, estudantis, operarias, etc.