Anarco-sindicalismoAntifascismBrasilCominternCommunismCommunist PartyDiscursoInfluenciaPCBTrotskyismVII Congreso

Discurso de Marques en el VII Congreso de la Internacional Comunista 1935 00 00 terói, etc.
Ao mesmo tempo que o movimento de massas assim se acentua e se aprofunda, a situação das classes dominantes se torna dia a dia mais grave.
Os imperialistas em luta redobram sua ofensiva económica e política, redobram suas exigências a seus agentes nacionais (tratados comerciais e sobre congelados, tentativas para se apoderar de estradas de ferro, do Lloyd Brasileiro; exigência de gove rnos fortes e leis antidemocráticas; exigência de diminuição de despesas e aumento de impostos para pagar as dividas externas; concessões de terras para suas colonizações, etc. Isso tudo provoca de um lado, uma maior irritação das massas populares, e, e outro, uma crescente contradição entre a burguesia nacional e o imperialismo, que conduz a forçamento da influencia sobre as massas da burguesia nacional atraindo mesmo certos sectores burgueses para a frente popular nacional revolucionaria que começou a se formar em fins de 1934.
Acentua se claramente a fraqueza do governo atual de Getúlio Vargas. próprio exército nacional, em que ele se procurava basear, não lhe oferece garantias. pressão do movimento nacional e democrático, antifascista consegue facilmente desagregar a sua disciplina de exército de um pais semicolonial e semifeudal.
Tal era a situação que nosso Partido teve de enfrentar quando apenas começava a realizar sua luta contra os métodos e resoluções que impediam seu desenvolvimento em um partido de massas.
Como o Partido se portou? Partido vinha de sair de todo um período onde fazia esforços enérgicos contra a linha menchevique podre, e contra 979erros sectários de seu a ntigo secretário, o renegado Astrojildo Pereira. Nessa luta contra o renegado Astrojildo, o Partido fazia força para não permitir sua transformação em apêndice da burguesia. Neste tempo o Partido tinha um limitadíssimo número de membros não mais de 500, concentrados em Rio, Paulo e Recife sem ligações entre as regiões, sem organizações de massas, com um núcleo estreito de quadros influenciados por ideologias anarco sindicalistas semi trotskistas e astrojildistas. luta de grupos, sem princípios, era a característica mais evidente do nosso Partido.
Depois do terceiro Pleno do BSA da IC, realizado em princípios de 1933, nosso Partido, na base de uma autocrítica honesta de seus erros, conseguiu iniciar o rompimento com esse passado e já em julho de 1934 apre979Véase la nota 159.
Buró Sudamericano de la Comintern.